Respostas
É uma tarefa complicada tentar quantificar a importância dos valores que a civilização Grega nos deixou. Valores como os do movimento cívico, planeamento urbanístico, modelos de templo, instrumentos científicos e desenvolvimento da filosofia, são marcos que nenhuma outra civilização pode ser responsabilizada. Pode se considerar o berço da cultura ocidental que nem os Romanos conseguiram apagar.
Outro dos grandes valores deixados pelos Gregos que perdura até aos nossos dias foi a criação das Olimpíadas. Na altura da sua criação era jogo que se realizavam de quatro em quatro anos em honra de Zeus, O rei dos Deuses. No próximo ano este tesouro cultural, que passou a ser global, vai ser realizado no Brasil. E aqui se mostra que a cultura Grega ultrapassou as fronteiras geográficas e temporais, dando á Humanidade algo como os Jogos Olímpicos. Este Jogos já conseguiram parar guerras em nome do desporto e da cooperação internacional, portanto são de estrema importância. E isso aos Gregos o devemos.
Os Gregos foram uma das grandes civilizações da antiguidade, são conhecidos por serem o berço da democracia, até terem caído nas mãos dos Romanos. Os Romanos por sua vez absorveram tudo o que era cultura, arte, diplomacia e transformaram em seu. Quase que apagando o que foi a Grécia Antiga. No entanto a história ficou escrita e por esta sabemos que os Gregos muito contribuíram para o que conhecemos hoje como civilizações modernas, na ciência, e o grande contributo nas artes, que séculos depois se continuava a inspirar nesta época.
É difícil resumir todas as manifestações artísticas a que os gregos deram origem. O seu contributo foi tão gigantesco que influenciou áreas como a pintura, escultura, teatro, ciências, arquitetura e literatura.
Fonte de pesquisa : Artes.umcomo
O desenvolvimento da arquitetura durante o século VII se processou rapidamente. A forma básica do templo grego, sua construção mais característica, foi criada durante a Idade das Trevas, mas as ordens da arquitetura grega só começaram a se definir no séc. VII.. Por exemplo
A religião olímpica dos gregos, que contém elementos da Idade do Bronze e outros posteriores, concebia os deuses com forma humana. Isso levou à criação de imagens de culto, que logo necessitaram um abrigo adequado.