O desenvolvimento "limpo" e de baixos custos para o meio ambiente é o que se convencionou chamar, já há alguns anos, de desenvolvimento sustentável. Porém, para os países em desenvolvimento, ASSINALE a alternativa que demonstram porque as perspectivas não são muito favoráveis:
Respostas
Olá, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
a) da dependência da exportação de matérias-primas, o que quase sempre leva a um aumento da exploração ambiental.
b) da pressão ambientalista exercida pelos países ricos, que transferiram e cobram um novo padrão de desenvolvimento por parte dos países periféricos.
c) da auto-organização das populações dos países periféricos, que lutam contra a degradação do meio ambiente.
d) dos movimentos ambientalistas ou ecológicos, que vêm crescendo bastante, exclusivamente nos países desenvolvidos.
e) da sustentabilidade ser apenas uma política momentânea, criada pelos países centrais, que no fundo só serve para aumentar a dependência dos países periféricos. Os países periféricos, na sua maioria, são primário-exportadores e utilizam de maneira intensiva e desordenada os seus recursos naturais, levando, muitas vezes, à degradação e ao desequilíbrio ambiental.
As perspectivas não são muito favoráveis no que diz respeito à extração acelerada das matérias-primas presentes na natureza. Atualmente, as matérias-primas mais extraídas da natureza são os minérios, principalmente aqueles usados na indústria e no campo tecnológico.
Portanto, é preciso disseminar o pensamento sustentável (uso equilibrado dos recursos naturais) cada vez mais, uma vez que as próximas gerações podem ficar sem os recursos naturais (para a produção de bens de consumo).
Gabarito:
"a) da dependência da exportação de matérias-primas, o que quase sempre leva a um aumento da exploração ambiental".
Até logo!