O poema código nacional de transito de Affonso Ávila propicia mais de uma leitura considerando a situação política do Brasil na época de sua publicação e a censura ao poema que sentido pode ser atribuído aos versos a seguir
Respostas
Olá!
Podemos compreender que em seus poemas evidenciados na obra "Código Nacional de Trânsito", de Affonso Ávila, é possível observarmos o autor promove grande crítica ao método implementado nas nações, que usavam de muita censura em todas as imprensas brasileiras.
Evidencia ainda a sua dificuldade em publicar as ideias, haja vista que foi por incontáveis vezes censurado em diferentes editoras, pelo conteúdo de suas obras.
Todos os versos da primeira estrofe poema terminam com a locução adverbial à direita. As duas leituras possíveis são: a direção a ser tomada no trânsito (interpretação instaurada pelo título do poema) e a orientação político-ideológica que se impôs à sociedade durante a ditadura militar. A mesma dupla interpretação pode ser feita na estrofe que termina com "for contínua" e com a que termina em "em declive".