Enem- 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de:
A) mutação.
B) seleção natural.
C) adaptação.
D) variabilidade genética.
Respostas
Resposta:
C) ADAPTAÇÃO
Explicação:
Variabilidade genética e recombinação gênica não pode ser, já que Darwin e Lamarck desconheciam os mecanismos genéticos de Mendel.
A resposta está entre adaptação e seleção natural, porém, o segundo se refere a um conceito proposto por Darwin para explicar a adaptação dos seres vivos ao ambiente. Ou seja, tanto Darwin como Lamarck acreditavam que as espécies estavam em constante modificação para se adequar às exigências do meio - em oposição ao pensamento religioso que prevaleceu por séculos (fixismo), porém, cada um elaborou uma teoria distinta. O primeiro propôs a teoria da seleção natural e o segundo a lei do uso e desuso.
A interação organismos e o ambiente gera a adaptação das espécies (alternativa C).
Com a adaptação, a seleção natural irá aumentar a probabilidade dos indivíduos mais bem adaptados reproduzirem mais e gerarem novos descendentes adaptados.
As adaptações surgem das mutações e do aumento da variabilidade genética, permitindo que indivíduos de uma mesma espécie possuem algumas características particulares.
É por isso que indivíduos da mesma espécie possuem habilidades diferentes, é o ambiente que permite o desenvolvimento de fenótipos diferentes.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16294799