Respostas
A agricultura familiar ocupa um lugar importante na economia doméstica das famílias das reservas Mamirauá e Amanã, e em conjunto com a pesca e o manejo de recursos madeireiros e não madeireiros compõem o leque das principais atividades rurais praticadas por esta população. As múltiplas práticas agrícolas realizadas na região envolvem o uso de diversos recursos naturais dentro dos agroecossistemas, que incluem tanto as áreas agrícolas - roças, capoeiras, sítios, e quintais - como as áreas no seu entorno, por exemplo, as florestas em várias etapas de sucessão e os corpos d´água que participam da troca de elementos da biodiversidade e de nutrientes. Devido à importância econômica da agricultura familiar e seus potenciais impactos ambientais, desde 1994, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá vem realizando pesquisas sobre esse tema, além de oferecer assessoria técnica voltada para aumentar a sustentabilidade e produtividade dos sistemas. O trabalho se iniciou com o Núcleo de Agricultura passando a ser realizado em 1999 pelo Programa de Agricultura Familiar (PAF). No final de 2011, o PAF mudou seu nome para ser o presente Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA).
O Programa de Manejo de Agroecossistemas estimula o manejo participativo dos agroecossistemas e trabalha com quatro objetivos principais:
-Estimular a melhoria do manejo dos agroecossistemas, visando o uso sustentável do solo, a redução do desmatamento e o aumento de agrobiodiversidade;
-Estimular a diversificação produtiva como estímulo à segurança alimentar e geração de renda;
-Apoiar a organização dos produtores para a comercialização;
-Estimular a conscientização ambiental e cidadã.