Com base nos termos "liberalismo", "nacionalismo" e "desenvolvimentismo", identifique as principais correntes políticas e econômicas que nortearam período populista no Brasil, numerado as colunas de acordo com os termos correspondentes.
(1) Neoliberalismo (2) Desenvolvimentismo nacionalista
(3) Nacionalismo radical
(--) Defendia que a aliança do Brasil com os Estados Unidos era prejudicial ao desenvolvimento do país pois o governo estadunidense desejava manter o Brasil na condição de fornecedor de produtos primários, baratos, e importador de produtos industrializados, caros. A única possibilidade de desenvolvimento para o Brasil, portanto, seria o rompimento com o bloco capitalista.
(--) Os partidários dessa corrente defendiam que a entrada de capital estrangeiro no Brasil era necessária para o desenvolvimento da economia nacional. O estado, no entanto, deveria exercer controle sobre a origem da capital que entrava e sua destinação, vetando investimentos que não fosse benéficos para o país.
(--) De acordo com essa corrente, o estado brasileiro deveria intervir o mínimo possível na economia, deixando que o mercado mundial deitasse o desenvolvimento econômico do Brasil. Nesse sentido, investimentos externos, sobretudo oriundos do Estados Unidos, eram muito bem vindos. Os presidentes defensores dessa política se mostravam alinhados ao bloco capitalista no contexto da guerra fria.
Respostas
respondido por:
87
Olá,
(3) Nacionalismo radical acreditava que a aliança entre o Brasil e Estados Unidos era algo negativo para o desenvolvimento do Brasil, pois os EUA iriam manter o país apenas como um fornecedor.
(2) Desenvolvimentismo nacionalista acreditava que a entrada de capital estrangeiro era algo importante para o desenvolvimento do Brasil.
(1) O Neoliberalismo defendia a ideia de que o estado deveria intervir de forma mínima na economia brasileira, pois isso garantiria a livre iniciativa e o desenvolvimento do país por parte da iniciativa privada.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás