podemos afirmar que a Primeira Guerra Mundial contribuiu para o surgimento de regimes totalitario na Europa?
Respostas
Espero ter ajudado!
Encerrada a Primeira Guerra Mundial, a Europa passava a enfrentar uma de suas piores crises econômicas. Seu território passava de palco de batalha à absoluta redução produtiva, a população passava a um período de pobreza e miséria.
Sair da crise era uma questão que preocupava toda a Europa. Inicialmente, a ajuda financeira concedida pelos EUA seria uma das soluções, mas as esperanças advindas do capitalismo acabaram quando ocorreu a Crise de 1929.
As doutrinas liberais e capitalistas estavam em total descrédito na Europa. Socialistas e comunistas – principalmente após a Revolução Russa de 1917 – tentavam mobilizar a classe trabalhadora em diversos países para que novos levantes populares tomassem o poder.
Nesse momento, novos partidos fora das ideias liberais e contrários à esquerda começaram a ganhar força política. Eles defendiam a implantação de um governo forte e centralizado, com o ideal de nacionalista exacerbado.
Exalando ideias de renovação, esses partidos conseguiram se aproximar das classes trabalhadoras, dos profissionais liberais e dos integrantes da burguesia. Assim, ascendiam ao governo regimes totalitários autoritários por meio de golpe ou do apoio de setores influentes, controlando o Estado sem liberdades políticas e sem mais espaço para ideologias.
Itália e Alemanha viviam o fascismo e o nazismo, respectivamente sob a liderança de Benito Mussolini e Adolf Hitler. A Península Ibérica vivia golpes militares apoiados pela burguesia, iniciando o franquismo na Espanha e o salazarismo em Portugal.