As fibras nervosas se ramificam em sua extremidade para formar um complexo de terminações nervosas ramificadas, que se invaginam para dentro da fibra muscular mas, permanecem foram de sua membrana plasmática. A estrutura toda é denominada placa motora. As fibras musculares esqueléticas são inervadas por um grande número de fibras nervosas mielinizadas, com origem nos grandes motoneurônios dos cornos anteriores da medula espinhal. Cada fibra nervosa, denominada neurônio motor, após penetrar no músculo, geralmente ramifica-se e estimula de três a centenas de fibras musculares esqueléticas (fibras motoras). Cada terminação nervosa forma uma junção, denominada ______________, com a fibra muscular próximo de seu ponto médio, e o potencial de ação resultante, na fibra muscular, percorre os dois sentidos, na direção das extremidades da fibra muscular. Aproximadamente 2% das fibras musculares possuem mais de uma junção. Porém, para a grande maioria, existe apenas uma
Respostas
respondido por:
15
Olá!
Analisando o texto, sobre as terminações nervosas dentro da fibra muscular, podemos saber que, cada terminação nervosa forma uma junção, denominada junção Neuromuscular, com a fibra muscular próximo de seu ponto médio.
A junção neuromuscular, é a união entre o axônio de um neurônio (de um nervo motor) e um efetor, que neste caso é uma fibra muscular. O axônio ou terminal nervoso de um neurônio adota no final, na área de contato com o músculo, uma forma oval de cerca de 32 mícrons de amplitude.
Nesta zona final do axônio há mitocôndrias e outros elementos que participam da formação e armazenamento do neurotransmissor de estimulação muscular: a acetilcolina.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás