• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Évilym
  • Perguntado 9 anos atrás

Segundo Gaudêncio Frigotto, um estudioso do tema educação e trabalho, a modernidade alterou o vínculo entre trabalho produtivo e educação com o advento do capitalismo, em que a produção se rende ao mercado, o qual assume para si a organização da produção e suas relações de capital e trabalho. Ainda para o autor, o capitalismo determina as regras sobre valores, ideias, teorias, símbolos e instituições, entre as quais se destaca a escola como espaço de produção e reprodução de conhecimentos, atitudes, ideologias e teorias que justificam o novo modo de produção (FRIGOTO, Gaudêncio)

Conforme você leu no texto acima:

Escolha uma:
a. a partir do desenvolvimento do capitalismo, ocorreram alterações entre o trabalho produtivo e a educação, sendo que o mercado assumiu a organização da produção e o controle sobre as relações de trabalho, incluindo aí a formação para as tarefas produtivas; no âmbito da educação, a escola passa a constituir espaço de transmissão de valores justificadores da ordem social.
b. a afirmação do capitalismo levou à difusão da educação para todos e a escola passou a cumprir papel de democratização de conhecimentos.
c. os tempos modernos apresentaram nova relação entre trabalho produtivo e educação e a difusão do capitalismo transformou a escola em centros de formação de operários.
d. a partir da modernidade, conforme afirma Frigotto, a escola tornou-se um espaço de transmissão da ideologia capitalista além de garantir também a formação para o mercado de trabalho.

Respostas

respondido por: 19121974
1
(D) a partir da modernidade, conforme afirma Frigotto, a escola tornou-se um espaço de transmissão da ideologia capitalista além de garantir também a formação para o mercado de trabalho.
Perguntas similares