• Matéria: Sociologia
  • Autor: Smilegaab8564
  • Perguntado 8 anos atrás

A revolução Russa e posteriormente a formação da URSS teve Lênin á frente como o responsável por conduzir os trabalhadores na revolução e também por organizar estruturar a política e a economia no novo país.O governo revolucionário implementou algumas medidas a fim de modificar a sociedade russas conforme os moldes do socialismo sendo elas 603fdb6ge9428l2e16f

Respostas

respondido por: elamambretti
0

Olá,

Após a Revolução Russa em 1917, conduzida pelo Partido Bolchevique, grupo que via transformações através da ação revolucionária, foi possível, em 1922, a constituição oficial da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), reunião da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão.  

Principal líder da Revolução, Lênin adotou medidas para unificação da economia: implantou a NEP - Nova Política Econômica, visando principalmente, o fim da desigualdade social, a fome e a miséria. Permitiu a entrada de capital estrangeiro, com  iniciativa privada no comércio, sob tutela do Estado, para a criação de cooperativas varejistas e atacadistas.

Formaram- se então cooperativas agrícolas, em terras antes pertencentes a burguesia, houve a isenção da população de serviços obrigatórios, a livre circulação da mão de obra e buscou-se a melhor relação salário e produção. Porém, passou a cobrar pela moradia, água, eletricidade, transporte, correios e jornais, antes garantias gratuitas da revolução bolchevique. Com a  NEP, bancos e industrias foram nacionalizados, transformando O Estado numa máquina burocrática e totalmente controladora. Através de forte controle estatal, redefiniram as ciências, determinando "formas corretas do pensamento", destruindo a memória de lutas de classes e instituindo uma nova história.



Perguntas similares