Diante do paradoxo criado pela globalização econômica (riqueza versus desigualdades sociais), há que se questionar quais são os desafios a serem superados pelos países em desenvolvimento, a fim de que alcancem maiores benefícios nas relações do comércio internacional. Dois fatores centrais são percebidos nesta realidade. O primeiro está relacionado com a deficiência de crescimento e com a administração das políticas econômicas nacionais e setoriais (políticas agrícola, industrial, de ciência e tecnologia etc). O segundo fator central está relacionado ao chamado intercâmbio desigual. O que significa este conceito?
Respostas
Olá, amigo(a)!
Em resumo, podemos definir o processo de Globalização como a interação (troca de relações) existente entre os países do globo terrestre. Na atualidade, esta interação ocorre nas seguintes áreas:
política - tratados políticos internacionais;
econômica - comércio internacional (exportações e importações);
social - muito por conta do surgimento e a rapidez na propagação das informações.
Na prática, o processo de Globalização é desigual, uma vez que os países mais ricos foram os principais beneficiados (por conta do capital e da tecnologia disponível).
Por outro lado, os países subdesenvolvidos continuam dependentes da tecnologia produtiva (representada pelas multinacionais) dos países de primeiro mundo. Como consequência disto, os países industrializados controlam a entrada dos produtos e commodities agrícolas vendidos pelos países subdesenvolvidos. Isso dificulta o crescimento econômico destas nações.
Portanto, podemos compreender que o termo intercâmbio desigual (ou troca de relações) refere-se às desigualdades presentes no processo de Globalização.
Até logo!