Respostas
A conquista do ambiente terrestre
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a colonizar o ambiente terrestre. Há várias evidências que apoiam a hipótese de que eles surgiram na Terra há cerca de 400 milhões de anos, a partir da evolução de algumas espécies de peixes ósseos. Esses peixes eram dotados de estruturas que permitiam respirar fora da água, além de apresentarem nadadeiras musculosas com as quais se arrastavam na lama.
As condições de vida terrestres são bem diferentes das de um ambiente aquático. No ambiente terrestre, há maior variação de luminosidade, de temperatura e de oferta de água. A conquista desse ambiente estabeleceu novas situações e a seleção natural de características possibilitou aos anfíbios serem bem-sucedidos nessas novas condições.
Uma das principais adaptações ao ambiente terrestre foi a presença de pulmões, estruturas capazes de realizar trocas gasosas com o ar atmosférico, possibilitando aos anfíbios respirar em terra firme. Outra adaptação que permitiu o sucesso dos primeiros anfíbios foi a capacidade de locomoção apoiada em estruturas ósseas originadas de nadadeiras.
A descoberta de um peixe fóssil, o Tiktaalik, no Canadá, cuja nadadeira apresenta estruturas ósseas, foi uma das evidências que levou os cientistas a sugerirem que os ancestrais dos anfíbios deram origem aos tetrápodes (do grego tetra = quatro; pódos= pés, patas), animais que conseguem caminhar sobre quatro patas.
Ao ocupar a terra, os anfíbios não dominaram completamente esse ambiente. A vida dos anfíbios (do grego amphi = duas; bios = vida) continuou ainda ligada ao ambiente aquático, razão da origem do nome da classe.
Os anfíbios têm a pele bastante sensível à perda de água, o que faz com que precisem viver sempre próximos de ambientes úmidos. Essa característica também se relaciona ao fato de apresentarem hábitos noturnos, saindo para se alimentará noite, quando a temperatura é mais baixa, reduzindo a perda de água. Além disso, os anfíbios dependem da água também para a reprodução e para a sobrevivência de seus filhotes (os girinos são aquáticos).
São também pecilotérmicos ou heterotérmicos. ou seja, a temperatura do corpo é variável conforme as oscilações térmicas do ambiente em que se encontram ou onde vivem.
Os anfíbios são carnívoros predadores que caçam desde insetos, minhocas e outros invertebrados até pequenos camundongos e filhotes de pássaros.