Para se obter uma conclusão de raciocínio e ou pensamento, devemos ordenar algumas ideias com clareza na nossa mente.
Segundo Jean Guitton (1992), devemos repetir a mesma coisa três vezes. Primeiro tomando ciência do assunto, depois desenvolvendo algumas anotações e por último realizando um resumo.
Guitton, Jean. Le travail intellectuel; conselis à ceux qui étudient et à ceux qui écrivent. Paris, Aubier/Montaigne, 1992.
Com base no texto acima e ainda de acordo com o conteúdo estudado, responda o que se pede a seguir:
a) Para a organização de ideias ocorre uma sinapse, ou seja, uma enormidade de interligações e conexões existentes entre os neurônios que trabalham nessa construção. Demonstre como é possível constatar essa afirmação?
b) Exemplifique como podemos trabalhar para que a informação seja armazenada de modo eficiente em nosso cérebro:
c) Um estudo de Schwartz e Bransford (1998), aponta um mix entre: Ensino tradicional, intuitivo e combinatório. Ainda afirmam que o hábito de anotar, planilhar e falar auxiliam na memorização e aprendizado.
Justifique e compare os tipos de ensino citados pelos autores.
Respostas
Olá!
A) Com o advento de técnicas na área das Neurociências, foi possível observar a presença de sinapses, durante a formação de ideias ou qualquer tipo de atividade cognitiva, pelas técnicas de Ressonância Magnética.
B) A informação será eficientemente armazenada em nosso cérebro, se houver estímulo para tal. Como o organismo é bombardeado por informações o tempo inteiro, o cérebro "seleciona" as informações mais importantes, que devem ser repetidas, para que o cérebro "entenda" como prioridade.
C) O ensino tradicional foca somente nas técnicas de memorização, mas não estimula o raciocínio crítico. O ensino intutivo foca na autonomia, mas esquece das técnicas de memorização. Já o ensino combinatório utiliza as duas técnicas, e promove um aprendizado mais consistente.