De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os autistas encontram dificuldades nas atividades diárias e na participação em sociedade, por isso seus direitos estão se consolidando.

CONSTANTINO, Cristina Herold, MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Sociedade e Observatório Social do Brasil. Maringá – Pr, 2018, p. 26.

Com base no texto "O autista como sujeito de direitos", da coletânea Ética e Sociedade e Observatório Social do Brasil, analise as assertivas que seguem:

I.No âmbito da saúde, a criança com TEA tem direito ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional. E se for contratado um plano de saúde, os pais não precisam avisar o diagnóstico do filho, caso a doença seja preexistente.
II.No campo da educação, é dever da escola adequar-se e efetivar a inclusão do aluno, no entanto, em qualquer situação, caso haja a necessidade de um acompanhante especializado, o custo financeiro é responsabilidade dos pais.
III.A aplicação da Lei do Passe Livre foi incluída como direito da pessoa com TEA, porém é preciso comprovar renda de até dois salários mínimos. Em caso de passagens aéreas, o acompanhante maior de 18 anos tem desconto médio de 80%.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Respostas

respondido por: toninhonew
7

Alternativa 3  , respostas nas páginas 27 e 28  Coletânea Ética e Sociedade

respondido por: LUZYENY
9

Resposta:

I- Falso- os pais ou responsáveis têm a obrigação de avisar sobre o TEA, mesmo que seja pre existente, caso contrário, configura com fraude.O plano não pode se negar a contratação.

II- Falso- O custo financeiro não pode ser custeado pelos pais.

III- verdadeiro.


Somente a III


adailton1504: Valeu pela ajuda
Perguntas similares