A contracultura foi um movimento sociológico ocorrido na década de 1960. Esse movimento marcou o mundo, influenciou gerações e não se tratou apenas de um mero capricho de uma juventude rebelde.

CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte, 2018, p. 27.

Nesse sentido, sobre o texto "Contracultura: o que é, como se faz", pertencente à coletânea Ética, Cultura e Arte, analise as assertivas que seguem:

I. Os primeiros passos da contracultura surgiram com a poesia anti-intelectualista de tradição boêmia da geração beat. Howl, de Allen Ginsberg, é a representação literária mais importante dessa geração.
II. O rock foi o ritmo musical da contracultura e Elvis Presley, Beatles e Bob Dylan são artistas expressivos dessa época. O Festival Woodstock, ocorrido em 1969, tornou-se um dos maiores momentos da história da música.
III. O Tropicalismo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, usou as ideias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para fusionar elementos estrangeiros com a cultura brasileira e criar um novo produto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

I é verdadeira, pois os beatnicks, entre eles Kerouac e Ginsberg são mesmo considerados como os "pais" da contracultura estadunidense, servindo como influenciadores de diversos movimentos culturais que lhes foram posteriores, entre eles o Rock, o movimento hippie e a Tropicália.

II é verdadeira, pois Woodstock (e o Rock) foram os dois eventos que "definiram" a batalha cultural entre os defensores da contra-cultura e os conservadores.

III é verdadeira, de modo que estes projetos, que visavam criar uma identidade nacional, tinham como inspiração movimentos de contra-cultura internacionais.

É correta a alternativa 5.

Perguntas similares