No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econômicas e começou a se firmar como uma área de estudo independente na década de 1920. Nesta época, as principais preocupações do administrador financeiro eram voltadas à captação de recursos. Sob a influência das teorias administrativas propostas por Taylor, Fayol e Ford, houve a preocupação de melhoria dos aspectos internos voltados para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional. Esse enfoque foi reforçado pela crise econômica que ocorreu em 1929/1930.
Respostas
respondido por:
18
Olá
Tudo bem?
Você esqueceu de parte do enunciado "A partir daí, além desse caráter mais administrativo, a gestão financeira passou a se preocupar com que questão ou questões além da captação de recursos?"
Entente-se que depois da crise econômica que ocorreu em 1929-1930 o foco passou a ser também na geração de outras formas de receitas como as externas, além de outras riquezas.
No Brasil, o cenário não afetou somente a economia, mas exerceu forte influência na política. Um grande produtor de café, o país teve que se moldar a crise da época. Precisou quebrar um acordo na política do café com leite, como ficou conhecida as oligarquias estaduais e o governo federal.
Abraços!
respondido por:
46
Liquidez e solvência.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás