Pode-se dizer que os gêneros textuais possuem número ilimitado e estão em processo continuo de transformação para melhor atender às nossas necessidades comunicativas. Observe os gêneros textuais ou discursivos dos textos abaixo: Texto 1 Poética Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados Que é um poeta? um homem que trabalha um poema com o suor do seu rosto
Respostas
Olá,
Completando o enunciado: Um homem que tem fome como qualquer outro homem. (Cassiano Ricardo) No poema de Cassiano Ricardo é possível encontrar as seguintes funções da linguagem:
a) função fática e função poética.
b) função emotiva e função referencial.
c) função conativa e função metalinguística.
d) função poética e função metalinguística.
e) função poética e função emotiva.
RESPOSTA:
No poema de Cassiano Ricardo é possível constatar a presença das funções de linguagem, a começar com a função poética, onde seu maior atributo é o fato de que a função poética é capaz de transmitir uma mensagem que seja inovadora, ou seja, apresente uma forma ou algo novo.
Além disso, no poema de Cassiano Ricardo também verifica-se a função da metalinguagem, onde o autor utiliza-se do código para explicar o próprio código, e é exatamente isso que o autor faz no poema em questão.
Letra D.
Abraços!