Após 509, a região da Gália ficou sob controle franco, tendo Paris como sede do reinado de Clóvis. Em 511, após a morte de Clóvis, seus filhos assumem e inauguram o que o autor Jacques Le Goff citou como reinos inúteis, em função da inaptidão de seus reinados, conservando apenas funções simbólicas, e do crescente poder dos prefeitos do palácio, que assumiram a condução de fato dos reinos francos. O território conquistado por Clóvis foi repartido entre os filhos. Clotário, último filho de Clóvis, restaurou a unidade territorial, novamente fragmentada após sua morte. Durante esse período de fragmentação aumentou o poder dos detentores de terras, que asseguravam proteção local aos seus habitantes, enquanto que as novas gerações dos merovíngios disputavam suas heranças territoriais, permitindo o surgimento de uma nova dinastia, qual seja: Alternativas: a) Capetos. b) Valois. c) Bourbons d) Merovíngios. e) Orleans.
bombeiroademirmarque:
Preciso da resposta correta
Respostas
respondido por:
8
Nenhuma das opções disponibilizadas corresponde à resposta correta. O reino franco foi inicialmente governado pela dinastia merovíngia, a qual Clóvis e Clotário foram membros. Durante o reinado dos reis merovíngios, uma outra dinastia exerceu a função de "prefeitos do palácio", em poucas palavras, administradores da casa real: a dinastia dos carolíngios
Esta posição possuía grande prestígio e enquanto a dinastia merovíngia se enfraquecia, os carolíngios se fortaleceram através de seus serviços prestados. Após o fim da dinastia merovíngia, o reino franco foi unificado sob o governo de Pepino, o Breve, primeiro rei da dinastia carolíngia.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás