Com base em nossos estudos, observamos que a Antropologia vai além do senso comum, constituindo-se uma ciência social. Nesse ponto, é importante salientar que, entre outras características, o que configura esse “status” da Antropologia enquanto ciência é:
Respostas
Olá,
A antropologia, parte do senso comum, porém se distancia em virtude de seu caráter acadêmico e científico. Estudar o ser humano, vai além do do entendimento do processo de humanização e seu desenvolvimento sócio-político-cultural, as chamadas Ciências Sociais, como a Sociologia e a História, abrange também, o indivíduo e sua psicologia. Surge em meados do século XIX, a partir da teorização da evolução humana proposta por Darwin.
Baseia suas pesquisas em livros, imagens, documentos, objetos, depoimentos e observações, buscando explicação totalizadora do homem, considerando sua dimensão biológica, psicológica e cultural, numa perspectiva temporal abrangente, estuda a diversidade cultural humana, observa seus costumes, hábitos, crenças, mitos, aspectos físicos, isto é, toda manifestação social de povos que viveram ou que ainda vivem.