Respostas
Resposta: A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.
Explicação: A transmissão dessa doença é feita a partir do ciclo da esquistossomose.
Nela, um indivíduo que já possui a doença elimina alguns ovos do parasita em suas fezes e em sua urina. Se essas fezes e urina forem parar em um ambiente com água poluída e não-tratada, os ovos presentes nela podem eclodir em larvas e se transportarem até alguns caramujos de água doce.
É dentro do caramujo de água doce que as larvas maturam e se multiplicam, sendo eliminadas novamente nessa mesma água poluída, podendo sobreviver por até 48 horas ali.
Se algum ser humano ingerir essa água, andar descalço nela, lavar suas roupas, preparar seus alimentos ou nadar nela, as larvas podem se aproveitar de pequenas fissuras em sua pele para infectá-lo, se abrigando em seus intestinos e trato urinário e reiniciando o ciclo da esquistossomose.