Por que Rudolf Otto viu a necessidade de complementar a filosofia da religião desenvolvida por friedrich schleiermacher?
Respostas
Olá,
Rudolf Otto, reviu a definição do termo "sagrado". Enquanto para Friedrich Schleiermacher, a ideia do sagrado estava associada a absoluta dependência, dado o real valor ao sentimento dentro da religião; via a religião como uma função da alma, onde cada indivíduo deveria procurar seu próprio desenvolvimento, sua individualidade, através da ética, da religiosidade e da vida em sociedade.
Rudolf Otto, ampliou este significado ao definir "a experiência do sagrado", tendo uma visão global do fenômeno religioso, indo além da compreensão dos fatos religiosos, onde a divindade religiosa é concebida e reconhecida em seus predicados racionais, como espírito, razão, onipotência, sabedoria, pensados como perfeitos e absolutos, Buscou então, o significado divino que se sobrepõe ao conceito: o caminho do conhecimento do sagrado, através da vivência do fato religioso, cuja essência não é racional, nem passível de definição, mas somente de descrição, o numinoso, o sentimento da criatura na experiência do sagrado: temor, fascinação e aniquilamento.