• Matéria: Português
  • Autor: luana04barbosa
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a importância de setembro amarelo?

Respostas

respondido por: beatrizsiqueirp60k0g
3
Entenda a importância do Setembro Amarelo na prevenção do suicídio

por Maria Confort

Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto

TEXTO CONTINUA ABAIXO

Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.

Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas.

Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.

A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.


Veja o vídeo com os sintomas, causas e tratamentos da Depressão

O movimento acontece durante todo o mês de setembro no mundo todo e esse período foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades no ano passado e, este ano, ganhou ainda mais visibilidade em âmbito nacional.

A CAMPANHA

Em 2015, a campanha iluminou em tons de amarelo monumentos como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek. Mas, além das intervenções visuais, a proposta do Setembro Amarelo é fazer ações de rua, como caminhadas e passeios ciclísticos, para alertar sobre a importância de discutir o tema.

Ações nas mídias também estão sendo vinculadas desde o início do mês, e cada vez mais pessoas estão aderindo ao objetivo da campanha.

O principal objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio. Doenças graves, como o câncer e a AIDS, já passaram por períodos nebulosos e foram combatidas através do conhecimento.

Mas, para isso, foi necessário um esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas. Quebrar tabus não é fácil, mas é preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas como as que nós estamos vivendo.

respondido por: cwandujar
0

Resposta:

Setembro Amarela é uma campanha de conscientização contra o suicídio, que ganha um foco maio nesta data escolhida para debater o assunto e prevenção, para consequentemente diminuir os casos de suicídios.

Explicação:

Perguntas similares