Respostas
Ginga: é o movimento básico da capoeira. Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau. A partir deste movimento básico, se desferem todos os demais golpes da capoeira.
Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
Aú:é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira.
O Aú Angola: este é apenas utilizado na Capoeira Angola. A diferença é o fato de se dobrarem os joelhos na execução do movimento.
Benção: Trata-se de um pontapé frontal, utilizado quer na Capoeira Regional quer na Capoeira Angola, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. O Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.
Ponteira: É muito parecido com a Benção, mas trata-se de fato de um movimento bem diferente, visto que é bem mais rápido e imprevisível. Na Ponteira, o capoeirista não levanta o joelho, mas levante logo a perna num movimento arqueado, apenas flecte um pouco a perna na subida de modo a atingir com maior impacto o peito ou estômago do oponente
Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.
Martelo: golpe com o peito do pé.
Meia-lua de compasso: é o chute com a canela, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.Feita com ambas as mãos no chão e de costa voltada para o oponente.
Meia-lua de frente: igual à queixada, só que com a parte interna do pé.
Negativa: é o movimento de esquiva em que o praticante se abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a outra flexionada
Queixada: golpe circular com a parte externa do pé.
Rasteira: golpe desequilibrante aplicado com o pé varrendo a perna de apoio do adversário.Rabo de arraia: o lutador dá uma cambalhota no ar e golpeia o adversário com os calcanhares.
Tesoura: envolve-se o adversário com as pernas e se movimenta-as em sentidos contrários, de modo a derrubar o adversário.
Voo do morcego: o lutador salta e golpeia o adversário com os dois pés.
Chapa de Costas: O Chapa de Costas é um movimento de Capoeira Angola, consiste num pontapé, efetuado de costas para o adversário, normalmente de forma a atingir a cabeça ou o tronco do oponente.
Cocorinha: é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contacto visual com o adversário.
Rolê: trata-se de um meio de se movimentar na "Roda", tal como a Ginga e o Au.
Golpes utilizados na roda de capoeira atualmente
Armada: caracterizado pelo chute com o lado externo do pé, seguido de um giro do lutador de 360 graus por trás.
Aú: também conhecido como estrela, se caracteriza pelo movimento de deslocamento, com a finalidade de se esquivar de golpes rasteiros.
Aú Angola: diferece do Aú tradicional por se dobrar os joelhos na sua execução, é apenas utilizado na Capoeira Angola.
Benção: caracteriza-se por um pontapé frontal, utilizado para surpreender o oponente, pois o lutador levanta o joelho, causando incerteza no adversário. Muito comumente utilizado na Capoeira Regional e na Capoeira Angola.
Cabeçada: golpe desferido com a cabeça com a intenção de desequilibrá-lo ou feri-lo.
Chapa de Costas: é um movimento utilizado na Capoeira Angola, caracterizado por um pontapé desferido de costas para o adversário com o objetivo de se atingir a cabeça ou o tronco dele.
Cocorinha: mantendo o contato visual com o adversário, as mãos tocam o solo e se mantém o equilíbrio em um método evasivo, que tem a finalidade de se evitar pontapés circulares desferidos em curta distância.
Ginga: movimento repetitivo, em alusão ao berimbau, que consiste em colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e logo após repetir o movimento com o lado esquerdo do corpo. Trata-se do movimento básico da capoeira, que acarreta nos demais golpes.
Martelo: golpe desferido com o peito do pé.
Meia-lua de compasso: caracterizado pelo chute com a canela, seguido de um giro de 360 graus por trás, executado com as duas mãos no chão e de costas para o oponente.
Meia-lua de frente: similar à queixada, mas desferido com a parte interna do pé.
Negativa: consiste em um movimento de esquiva, caracterizado pelo lutador abaixado rente ao solo, com uma perna flexionada e a outra estendida.
Ponteira: similar a Benção, porém com um movimento mais rápido e imprevisível, em que o capoeirista não levanta o joelho, mas sim a perna num movimento arqueado, com a finalidade de atingir o peito ou estômago do oponente com mais força.
Queixada: caracterizado por um golpe circular com a parte externa do pé.
Rabo de arraia: consiste em uma cambalhota no ar, golpeando o oponente com os calcanhares.
Rasteira: visa desequilibrar o oponente através de um golpe aplicado com o pé varrendo a perna do adversário.
Tesoura: consiste em envolver o adversário com as pernas e movimenta-as em sentidos contrários, derrubando-o.
Voo do morcego: salto seguido de golpe com os dois pés.
Rolê: similar a Ginga e o Au.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/25362154
Bons estudos!