Respostas
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do País. Autora do livro autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.
A História de Carolina Maria de Jesus. CAROLINA MARIA DE JESUS 1914 - 1977: Carolina Maria de Jesus foi uma mulher negra, pobre, favelada, escritora e poetisa, que morava na favela do Canindé, em São Paulo. Carolina tinha 3 filhos e sustentava eles apenas fazendo um trabalho de catadora de lixo, pois não conseguia empregos melhores principalmente devido ao fato de ser negra. Mesmo sofrendo com a pobreza, a fome e o descaso do governo, Carolina usava da sua criatividade e da sua força de vontade de mudança para escrever livros contando sua trajetória de vida. O mais famoso livro que ela escreveu se chama Quarto de Despejo – que foi escrito em forma de diário. Esse livro ficou tão famoso que foi publicado em mais de 14 idiomas. Carolina Maria de Jesus é uma mulher inspiradora porque mesmo diante do caos – a fome, a pobreza e o racismo que sofria – ela não desistiu de lutar por dias melhores e para ser reconhecida. Aqui, um trecho da obra de Carolina: “Mas eu sou forte! Não deixo nada impressionar-me profundamente. Não me abato”. Que sejamos fortes como Carolina Maria de Jesus!
Nascimento: 14 de Março de 1914 Falecimento: 13 de Fevereiro de 1977 Idade de Morte: 62 Anos. Causa da Morte: Insuficiência Respiratória,Carolina de Jesus morreu aos 62 anos em seu quarto, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 1977. Foi vítima de uma crise de insuficiência respiratória, devido à asma, doença que carregava desde seu nascimento, e que apesar de realizar tratamento, havia se agravado. Filhos: Vera Eunice de Jesus Lima,João José de Jesus,José Carlos de Jesus.