Respostas
A lenda é uma narrativa de carácter ficcional com um fundo histórico que é transfigurado pela imaginação popular. Há uma localização espacial e temporal (na sequência de haver factos ou figuras históricas evocadas) e a intervenção do maravilhoso.
O conto popular é uma narrativa de pequena extensão, com um número reduzido de personagens, sem qualquer fundo histórico, e cuja acção se situa num espaço indeterminado e num tempo passado indefinido. A intervenção do maravilhoso ocorre em alguns dos contos, mas não na sua generalidade. Sob o ponto de vista histórico, considera-se que os contos populares assentam em crenças e mitos primitivos que se foram progressivamente adaptando a novos cenários.
O mito é uma narração de caráter fantástico, normalmente protagonizada por personagens sobrenaturais e heroicos, sendo usado para explicar fatos da realidade e fenômenos naturais que não eram compreendidos pelos povos antigos.
As lendas são relatos folclóricos transmitidos oralmente, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. As histórias são fantásticas e são criados com elementos de ficção que podem ser baseadas em algum acontecimento histórico.
Contos populares ou folclóricos são narrativas que passam de geração a geração, sem um autor conhecido; essas estórias costumam ser aumentadas ou modificadas conforme são contadas.
Lendas são narrativas fantasiosas, fantásticas ou fictícias, contadas ao longo do tempo, combinando fatos reais e imaginários produtos da mente humana.
Mitos são narrativas de realidades independentes que buscam explicar a origem de certo fato através da cultura e do momento histórico.