Respostas
A visita recente das obras do autor abstracionista Kandisnky só comprova que a cada dia chegam mais exposições e autores significativos ao Rio. As escolas, cada vez mais distantes desse ambiente, podem reverter esse quadro e tornar ainda mais frequentes as vindas de exposições desse calibre. É importante lembrar os reflexos que uma formação cultural forte pode ter na vida de uma pessoa. E o começo ideal é na infância, acostumando a criança pouco a pouco. Um quadro, uma poesia, uma música, são formas de fazer com que as pessoas raciocinem melhor, interpretem melhor o que enxergam e, de alguma forma, procurem mais informações sobre o tema. São objetos acessíveis, a maioria das exposições é com entrada franca. Mas provavelmente, uma criança, ou um adolescente, jamais vai procurar ter contato sem um incentivo externo. Então, que esse incentivo venha da escola. É um dever da escola, como instituição, disponibilizar esse tipo de conhecimento aos seus alunos. O conhecimento cultural é muito importante e precisa voltar a ser uma das prioridades na vida dos jovens.
O professor de Belas Artes Márcio Baltazar dá sua opinião quanto a esse tema controverso:
"A importância do ensino de arte na escola é fundamental tanto quanto as outras áreas do conhecimento. O ensino de arte pode e deve contribuir para que o aluno tenha consciência e conhecimento da história da arte bem como algo prazeroso e lúdico, proporcionando alegria, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade que junto traz um significado para o mesmo no seu cotidiano. A arte através e suas linguagens pode ser uma ferramenta que oferece ao aluno atividades que ajudem a ter uma melhor qualidade de vida.
A arte-educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e desperta uma visão estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Assim o educando desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas."
Espero ter ajudado!