Respostas
Uma das características do senso comum é o imediatismo e superficialidade porque se conforma com as aparências. Ele é acrítico, porque não questiona o que vê, atravessado pelos sentimentos e preconceitos.
O afastamento do senso comum é o pensar sociologicamente, para o qual são necessários os processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos sociais, princípios de ensino de Sociologia que podem ser aplicados em sala de aula.
Berger (1980) afirma que a perspectiva sociológica pode ser entendida como “olhar por trás dos bastidores” (p. 40), propondo enxergar além das fachadas das estruturas sociais. O estranhamento é o primeiro passo para essa perspectiva.
Por questões culturais e sociais, são criadas algumas ideias e pensamentos, as quais são repassadas e que se tornam senso comum.
Quando passamos a estudar essas ideias e olhá-las de uma maneira científica, percebe-se que muitas vezes essas ideias não são verdades absolutas.
Por exemplo, dizer que mulheres são fracas, frágeis e medrosas em relação aos homens que são fortes, ágeis e corajosos. Esse senso comum não pode ser considerado uma verdade absoluta, porque é fato que existem muitas mulheres fortes, ágeis e corajosas. E também há homens fracos, ágeis e medrosos.
Quando começamos a questionar essas ideias e mostrar outras possibilidades, inicia-se o processo de 'desnaturalização'. Ou seja, começamos a desmitificar essas certezas equivocadas.
O processo de desnaturalização é muito importante, especialmente para minorias políticas que sofrem com o preconceito e ideias equivocadas.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/17593449
Espero ter ajudado. Bons estudos!