• Matéria: Artes
  • Autor: sgladston
  • Perguntado 9 anos atrás

Ao associarmos as ideias de Ana Mae sobre o papel da arte na formação de uma consciência social com o texto abaixo, dessa mesma autora temos:

“O papel da arte no desenvolvimento cultural. Através das artes temos a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradições e crenças. A arte, como uma linguagem presentacional dos sentidos, transmite significados que não podem ser transmitidos através de nenhum outro tipo de linguagem, tais como as linguagens discursivas e científica. Não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte. Sem conhecer as artes de uma sociedade, só podemos ter conhecimento parcial de sua cultura. Aqueles que estão engajados na tarefa vital de fundar a identificação cultural, não podem alcançar um resultado significativo sem o conhecimento das artes. Através da poesia, dos gestos, da imagem, as artes falam aquilo que a história, a sociologia, a antropologia etc., não podem dizer porque elas usam um outro tipo de linguagem, a discursiva, a científica, que sozinhas não são capazes de decodificar nuances culturais. Dentre as artes, a arte visual, tendo a imagem como matéria-prima, torna possível a visualização de quem somos, onde estamos e como sentimos. A arte na educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento. Através das artes é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. "Relembrando Fanon", eu diria que a arte capacita um homem ou uma mulher a não ser um estranho em seu meio ambiente nem estrangeiro no seu próprio país. Ela supera o estado de despersonalização, inserindo o indivíduo no lugar ao qual pertence”... Ana Mae Barbosa. Arte, Educação e Cultura. Fonte: http://solarpresencial.virtual.ufc.br/arquivos/curso/841/arte_educacao_cultura_ana_mae_barbosa.pdf



I - Ana Mae prefere o termo conscientização no lugar da palavra cidadania, pois essa última estaria desgastada e teria perdido muito de seu significado. Ao associar arte ao processo de conscientização a autora buscou aproximar a arte da percepção social de direitos e obrigações que caracterizam a ética defendida também por Paulo Freire.

II - A arte como linguagem não verbal tem grande capacidade de representação de relações sociais, entretanto não consegue representar a sociedade de forma tão esclarecedora do que campos do saber como a sociologia e a história, essas sim áreas cujo discurso constrói as bases culturais de um povo.

III - A conscientização promovida pelas artes é restrita aos artistas, pois as artes formam uma perspectiva particular da cultura de um a sociedade, por meio de representação simbólica dos traços espirituais, materiais entre outros e esse caráter simbólico impede que os indivíduos que não são artistas possam participar dessa cultura.

IV - A conscientização social defendida pela autora pode ser associada a ideia de uma participação na cultura em que o indivíduo se reconhece e reconhece seu lugar de origem, como identificação ativa e participativa do ambiente cultural em que se vive.



Assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: marlenevidalb
51
Está correta a I e a IV. CERTEZA....


yayayarasilva: I e IV - obrigada
vanusiamaria: Obrigada!!!
Perguntas similares