Respostas
A questão se refere ao seguinte texto:
Imagine tirar uma fotografia do Brasil que permita analisar as condições de vida do nosso povo: situação de moradia, de saúde, educação e trabalho, por exemplo. A partir desse retrato, os governantes podem planejar investimentos e ações mais eficazes buscando resolver problemas. Pois bem, a PNAD (pesquisa nacional por amostra de domicílio) tem esse objetivo. Todo ano pesquisadores visitam cerca de 154 mil domicílios em todo o Brasil, entrevistando aproximadamente 400 000 pessoas e coletando, por meio de um questionário, as informações necessárias para montar o panorama econômico e social brasileiro. A pesquisa é feita e analisada pelo instituto Brasileiro de Geografia e estatística IBGE. A PNAD é uma pesquisa estatística. Seus resultados são obtidos a partir de uma amostra de domicílios. No entanto, os resultados são absolutamente confiáveis, com margem de erro variando entre 3% e 5%.
Em Estatística sabemos que população é um conjunto de elementos para os quais se deseja estudar determinada(s) característica(s).
Já amostra é um subconjunto da população.
Então, para sabermos o tamanho da amostra utilizada devemos procurar no texto quantas pessoas foram entrevistadas para coleta de dados.
De acordo com o texto acima, os pesquisadores entrevistam aproximadamente 400000 pessoas e adquire informações para serem estudadas sobre o panorama econômico e social brasileiro.
Sendo assim, podemos concluir que o tamanho da amostra utilizada na PNAD é de 400000.