• Matéria: Psicologia
  • Autor: yasminstanis
  • Perguntado 7 anos atrás

As afirmativas a seguir são características das Novas Abordagens em Psicologia Social, EXCETO uma. Assinale-a: Adota posição mais crítica (que a psicologia norteamericana) à realidade social e à construção da ciência para a transformação da sociedade. Psicologia compreensiva ou explicativa da relação que o indivíduo mantém com a sociedade e os processos subjetivos que ocorrem nessa relação. Área da Psicologia que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, ou seja, como se dá a construção do mundo interno do sujeito a partir das relações sociais vividas pelo homem. Baseada em concepção de homem como ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história. É o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras, ou pela mera expectativa de tal interação".

Respostas

respondido por: oana7096
2

Olá!  

A Psicologia Social, que se destaca a partir da Segunda Guerra Mundial, é um ramo das Ciências Sociais que se ocupa dos estudos da influência do grupo nos pensamentos e atitudes do indivíduo. Estuda o fenômeno do “Inconsciente coletivo” e comportamentos como o racismo e a homofobia.

Essa abordagem busca romper a teoria que defende a oposição entre indivíduo e sociedade.  

Apesar de estar melhor relacionado com a sociologia, alguns sociólogos americanos como George Herbert Mead, contribuíram – através da teoria do interacionismo simbólico – com os avanços nos estudos da Psicologia Social.

Portanto, está incorreta a primeira alternativa.


Perguntas similares