O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – 5 publicado em 2013 é uma referência na classificação dos transtornos mentais. A descrição de cada transtorno mental aliado ao treinamento clínico e experiência do profissional, pode levar a um diagnóstico confiável. Considerando o exposto acima e as aulas 16, 17, 18 e 19, qual alternativa está ERRADA Escolha uma: a. O critério de normal e anormal existe a partir de referenciais de ideologia e de filosofia que o profissional escolhe nas suas práticas clínicas. Em psicopatologia são diversos os critérios escolhidos para compreender o processo de normalidade, sendo assim o DSM-5 não irá contribuir para as conclusões do profissional que usa está ferramenta. b. O professor contribui de maneira importante na observação de sinais e sintomas de uma patologia ou condição desfavorável do educando c. A Educação e a Saúde são áreas que devem caminhar juntas para uma melhor promoção da saúde global do educando d. Problemas psicológicos e transtornos mentais podem ter impacto direto nas habilidades e desempenho acadêmico.
Respostas
Olá!
A alternativa A) é a incorreta.
Os critérios de normalidade e anormalidade não pedem ser escolhidos ao acaso pelo psicoterapeuta, existem padrões e critérios para cada tipo de patologia, sendo cada uma diagnosticada de forma especifica.
Esses padrões de sintomas geralmente são os mesmo, por isso não são escolhidos ao acaso, e os critérios são sempre os mesmos para as mesmas doenças.
Resposta: errada é(A)
Explicação: O critério de normal e anormal existe a partir de referenciais de ideologia e de filosofia que o profissional escolhe nas suas práticas clínicas. Em psicopatologia são diversos os critérios escolhidos para compreender o processo de normalidade, sendo assim o DSM-5 não irá contribuir para as conclusões do profissional que usa está ferramenta.