A vinda de D. João VI e a transferência da corte para o Rio de Janeiro são fatores fundamentais para as mudanças sociais e artísticas pelas quais o Brasil passa ao longo do século XIX. Assinale a alternativa correta sobre as causas da vinda da família real para o Brasil: a. Napoleão Bonaparte, que dominou várias nações europeias, ao invadir Portugal expulsou o regente e toda a família real. b. Portugal, por meio de D. João VI e aliado da Inglaterra, iniciou uma guerra contra a França de Napoleão Bonaparte. Os regentes se protegeram vindo para o Brasil. c. A família real portuguesa vinha esporadicamente para o Brasil, em função das relações entre a metrópole e a colônia. Com as guerras napoleônicas, a visita da família real durou um pouco mais. d. Napoleão Bonaparte, que dominou vários países europeus, tentou dominar as colônias ultra marítimas. D. João VI, sua corte e uma esquadra inglesa vieram para o Brasil para proteger o país de ataques dos franceses. e. Napoleão Bonaparte exigiu que Portugal cortasse ligações diplomáticas e comerciais com a Inglaterra, mas D. João, com o auxílio deste país, fugiu para o Brasil com toda a corte e permaneceu aliado da Inglaterra.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
A resposta correta é a (e)
Napoleão Bonaparte exigiu que Portugal cortasse ligações diplomáticas e comerciais com a Inglaterra, mas D. João, com o auxílio deste país, fugiu para o Brasil com toda a corte e permaneceu aliado da Inglaterra.
Explicação:
respondido por:
8
Resposta:
e. Napoleão Bonaparte exigiu que Portugal cortasse ligações diplomáticas e comerciais com a Inglaterra, mas D. João, com o auxílio deste país, fugiu para o Brasil com toda a corte e permaneceu aliado da Inglaterra.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás