• Matéria: Geografia
  • Autor: Adriellem4294
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir. “O universo dos Araweté tem sua origem e fundamento na diferenciação entre a humanidade (Bide) e a divindade (Mai). Essa diferença foi criada pela separação entre o céu e a terra, no começo dos tempos. Em consequência de uma querela que opôs os homens aos futuros deuses, estes últimos partiram, levantando o firmamento e levando consigo a ciência da eterna juventude e da abundância sem trabalho. Os humanos, desde então, definem-se como ‘os abandonados’ (...). Tudo que existe sobre a terra compartilha de uma condição geral de minoridade frente às pessoas e coisas que passaram ao patamar celeste”. CASTRO, E. V. A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 268. Durante muito tempo nós, seres humanos, avaliamos sermos superiores à natureza, posto que a utilizamos para suprir nossas necessidades culturais. Contudo, atualmente sabemos dos efeitos nefastos da degradação ambiental. Pa

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
7

Olá,

b) Perspectivismo ameríndio.

O desenvolvimento da questão acima ajuda na compreensão da visão do homem com a natureza, ao falar da perspectiva ameríndio o autor Eduardo viveiros de castro, mostra que a noção e a relação do homem com a natureza pode ter mais de uma interpretação, além da superioridade do homem quanto a ela.

 As populações indígenas mantém uma relação sudável, ou seja, de pleno equilíbrio com a natureza, e isso traz a ideia de opção ao conceito ocidental que orienta na superioridade do homem.

Perguntas similares