• Matéria: Pedagogia
  • Autor: camilleluizaa6426
  • Perguntado 7 anos atrás

TENHO ESSE G COMPLETO. QUEM TIVER INTERESSE ENTRAR EM CONTATO 17 81582171


G Temática Interdisciplinar: Direito à Educação. Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos? De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem? O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 diz sobre o direito à educação? Como ela se materializa e quais são as possibilidades de transformação social por meio da prática docente? Qual é a importância do papel do professor para a mudança social?

Respostas

respondido por: drekaka
1

1)A gestão democrática deve estar embasada e fortalecida com esses dois recursos, indispensáveis.

Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados.

Em outras palavras, é um conhecimento comprovado, testado e que qualquer um pode testar para ter certeza.

Sendo assim, quem ensina tem certeza de que aquele conhecimento está correto e o aluno pode aprender analisando o conhecimento ou refazendo os métodos que permitiram chegar naquele conhecimento. Permitindo um melhor entendimento e fixação daquele conhecimento.

2)O processo de ensino e aprendizagem compreende um dos principais alicerces para a formação adequada e construtiva dos cidadãos.

Dessa forma, a diversidade encontrada nos estudos da Psicologia permite entender a complexidade que é o ser humano, seja na parte cognitiva, emocional ou intelectual.

Portanto, são essenciais para compreender a dinâmica e a individualidade humana, a fim de promoverem um desenvolvimento correto do aprendizado.

3)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).

Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Educação básica:

Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. É de competência dos municípios.

Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) – É obrigatório e gratuito. A LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental. Na prática os municípios estão atendendo aos anos iniciais e os Estados os anos finais.

Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico profissionalizante, ou não.

Ensino Superior:

É de competência da União, podendo ser oferecido por Estados e Municípios, desde que estes já tenham atendido os níveis pelos quais é responsável em sua totalidade. Cabe a União autorizar e fiscalizar as instituições privadas de ensino superior.

A educação brasileira conta ainda com algumas modalidades de educação, que perpassam todos os níveis da educação nacional. São elas:

Educação Especial – Atende aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Educação a distância – Atende aos estudantes em tempos e espaços diversos, com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Educação Profissional e Tecnológica – Visa preparar os estudantes a exercerem atividades produtivas, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos tecnológicos e científicos.

Educação de Jovens e Adultos – Atende as pessoas que não tiveram acesso a educação na idade apropriada.

Educação Indígena – Atende as comunidades indígenas, de forma a respeitar a cultura e língua materna de cada tribo. Além dessas determinações, a LDB 9394/96 aborda temas como os recursos financeiros e a formação dos profissionais da educação.

4) A interdisciplinaridade se materializa através da observação e apresentação de conteúdos práticos que forneçam aos alunos a possibilidade de serem introduzidos em mais de uma disciplina.  

Deste modo, a transformação social tem a prática docente como uma grande ferramenta na execução de tarefas que introduzam o aluno de maneira eficaz no aprendizado, porém, o educador deve levar em consideração tanto os aspectos sociais, quanto culturais e econômicos de cada aluno, buscando realizar aulas inclusivas e estimuladoras, e, é importante também que o governo proporcione medidas úteis para a proteção e promoção de oportunidades para os jovens em formação.  

5)O professor é um facilitador do conhecimento, a sua ação é de suma importância para a supervisão e auxílio do discente em sua trajetória social e também para a formação de um futuro cidadão que poderá influenciar de forma benéfica a sociedade.


Perguntas similares