Os vírus são agentes infecciosos de dimensões microscópicas, porém demasiadamente pequenos para serem visualizados em um microscópio óptico. Em comparação às células procariontes e eucariontes, eles são menores e menos complexos. Assim, em relação aos fungos e bactérias, os vírus apresentam outra estrutura e outro ciclo de infecção, o que realça a importância de seu estudo particular. Nesse contexto, sobre as características básicas dos vírus, analise as seguintes sentenças:
I- Nos vírus, o revestimento protéico do ácido nucléico (DNA) é denominado capsídeo, o qual pode ser, essencialmente, do tipo helicoidal – em forma de fita espiralada –, poliédrico – com diversas faces triangulares – ou complexo – resultante da combinação das formas helicoidais e icosaédricas.
II- Em redor do DNA, os vírus podem possuir, além do capsídeo poliédrico ou helicoidal, uma membrana composta por uma bicamada de lipídeos e polissacarídeos chamada capsômero, o que confere a esses vírus uma forma esférica, a exemplo do vírus causador da gripe (Influenza).
III- Os vírus do tipo fita positiva têm seu RNA traduzido diretamente pelos ribossomos citoplasmáticos da célula hospedeira, ao passo que os vírus do tipo fita negativa requerem a presença da enzima RNA polimerase, a qual lhe dá a capacidade de realizar cópias de seu próprio RNA.
IV- Alguns vírus apresentam estruturas denominadas espículas, as quais são projeções de sua membrana bicamada formada por lipídeos e polissacarídeos e que servem ao propósito de fixação do vírion (isto é, da partícula viral completa) sobre a superfície de células susceptíveis específicas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I.
b.
I, III e IV.
c. II, III e IV.
d.
I e III.
e.
II e IV.
Respostas
respondido por:
16
I, III e IV. CORRETO
respondido por:
3
Resposta:
I, III e IV
Correto pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás