• Matéria: História
  • Autor: samiris211
  • Perguntado 8 anos atrás

-Os EUA, através da formação de instituições e acordos internacionais, resolveram um de seus principais problemas para a consolidação de sua hegemonia; a concretização da ordem mundial estável. Outra dificuldade a ser solucionada diz respeito à formação de uma demanda que assegurasse o escoamento da crescente produção dos Estados unidos. A deliberação para esta dificuldade foi conquistada com o PLANO MARCHALL (1947) para a Europa Ocidental, assim como uma ajuda equivalente para o japão (plano colombo) após a guerra da Coréia (1950-53)

*A partir dos seus conhecimentos e do trecho acima, marque a alternativa correta:

A - Os EUA estavam preocupados durante a primeira fase da Guerra Fria com a consolidação do capitalismo internamente.
B - O plano Marshall, além do auxílio à recomposição econômica de nações desprovidas, pretendeu principalmente levar o capitalismo a estas, a fim de ampliar sua área de influência.
C - Os países soviéticos foram convidados a participarem do plano Marshall e deram calote no governo norte*-americano.
D - A ajuda financeira pelo Plano Marshal fez parte de um plano com a USRR - chamado COMECON - para equiparar a corrida dos dois blocos
E - Os EUA estavam passando por uma crise de superprodução e precisava escoar seus produtos e a aceleração das economias europeias resolveria este problema.

Respostas

respondido por: makmorales
0

Olá,

O Plano Marshall, além de ajudar na reconstrução das nações europeias, também desembarcou no solo europeu as influências capitalistas norte-americanas, vital para aquele momento, onde havia um choque entre os modelos econômicos da União Soviética (socialismo) e o norte-americano, o Capitalismo.

Por isso, podemos dizer que o Plano Marshall também foi uma forma de difusão do capitalismo na Europa, a fim de garantir que parte das suas nações não caísse no viés do socialismo como modelo econômico.

Letra B.

Abraços!

Perguntas similares