Respostas
A agricultura orgânica é uma forma ambientalmente sustentável de se utilizar o solo para a produção, ou seja, de forma a garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. A principal preocupação e objetivo da agricultura orgânica é garantir a saúde no consumo dos alimentos, diminuindo ou eliminando a presença de agrotóxicos e outros produtos químicos durante o cultivo.
Existem quatro princípios básicos da agricultura orgânica, a saber:
1 – respeito à natureza: considerando a necessidade de se preservar os solos, os recursos naturais, os animais etc.;
2 – diversificação de culturas: com a preocupação de desenvolver a diversidade de produtos cultivados, tanto para equilibrar o solo quanto para garantir variedade;
3 – independência entre os sistemas produtivos: de modo a separar a produção agrícola dos sistemas industriais e comerciais, ao contrário da agricultura mecanizada;
4 – o solo é um organismo vivo: o entendimento de que o solo deve ser preservado, incluindo a manutenção de seus nutrientes, micro-organismos e seres vivos em geral.
Nesse sentido, todo o processo é realizado de maneira a não empregar qualquer produto químico que possa alterar a qualidade dos elementos cultivados e nem a capacidade dos alimentos em fazer bem à saúde. Assim, fertilizantes e defensivos agrícolas são substituídos por adubos orgânicos e métodos naturais de controle de pragas, entre outras formas de cultivo.
Na maior parte dos casos, a agricultura orgânica é mantida no contexto da agricultura familiar, com pequenos produtores que utilizam, sobretudo, o trabalho manual, ou seja, sem recorrer a grandes maquinários. Além disso, em áreas de produção em maior escala, emprega-se uma grande quantidade de mão de obra, gerando mais empregos no campo. A maioria dos produtos cultivados refere-se à chamada “cultura do pobre”, que envolve basicamente aqueles alimentos que são cotidianamente consumidos pelas famílias, como arroz, feijão, verduras, frutas etc.