Respostas
Gaiola de Faraday – Este sistema de proteção contra descargas atmosféricas tem esse nome devido ao seu criador, Michael Faraday, que elaborou o método em 1836. A gaiola funciona devido ao princípio físico de que os elétrons de uma descarga elétrica, quando distribuídos em uma malha exterior, não conseguem atingir seu interior, que fica protegido. Suas hastes captam e conduzem a corrente elétrica do raio até o solo. Elas podem ficar suspensas até cerca de 20 centímetros ou encostadas na cobertura ou, ainda, embutidas na laje, e devem estar devidamente aterradas.
O equipamento tem este nome pois é parecido com uma gaiola mesmo, formada por barras que formam a blindagem eletrostática, obedecendo genericamente a geometria do ambiente e protegendo-o.
Para-raios – Inventado por Benjamin Franklin em 1752, o para-raios nada mais é do que uma haste metálica pontiaguda, instalada em locais altos e ligada por um fio condutor de cobre à terra. Na parte superior da haste, há quatro pontas cobertas por platina para suportar o calor da descarga atmosférica. Quando a haste capta a descarga, a conduz seguramente até o solo, evitando que atinja e danifique ambientes e prejudique pessoas.