Respostas
As invasões holandesas foram o maior conflito político-militar da colônia. Embora concentradas no atual Nordeste, não se resumiram a um episódio regional. Fizeram parte do quadro de relações internacionais entre os Estados europeus: foi uma luta pelo controle do açúcar, bem como das fontes de suprimento de escravos. Houve duas frentes interligadas, embora distantes: Brasil e África.
A resistência foi caracterizada por um esforço financeiro e militar baseado em recursos locais e externos. Os recursos levantados na colônia representaram dois terços dos gastos entre 1630 e 1637, com tropas majoritariamente europeias; e quase a totalidade do gasto entre 1644 e 1654, com tropas mormente pernambucanas.
Antes da chegada das tropas e exploradores holandeses, a capitania hereditária na qual hoje está localizado o estado do Recife não se destacava das outras capitanias.
Quando algumas capitanias hereditárias começaram a prosperar, isso despertou interesse de outros países europeus, dentre eles a Holanda.
Os holandeses tentaram através de algumas expedições analisar como os portugueses estavam tratando os colonos e os indígenas locais, então eles sugeririam sistemas melhores de escambo e pagamentos diferenciados do que os portugueses ofereciam.
Em um primeiro momento essa tática não funcionou e eles acabaram sendo expulsos, mas retornaram e chegaram a dominar Salvador
Veja mais em; https://brainly.com.br/tarefa/15729003