Respostas
A taxa de jovens suicidas no Brasil sobe cada vez mais a cada ano. Problemas como pressão familiar, medo de assumir sua sexualidade, maus tratos, abusos físicos ou sexuais, distúrbios ou deficiências mentais, podem ser um dos motivos para qual algumas pessoas decidem tirar sua própria vida. Levando em consideração que esse é um caso de saúde pública, como resolver esse problema?
O suicídio, na maioria das vezes, é consequência de um quadro depressivo do indivíduo. Sabe-se que a depressão é uma patologia que muitas vezes impede o ser humano de viver sua própria vida, deixando-o triste e desmotivado. O tratamento dessa doença com profissionais da área é necessário para a cura do paciente, porém muitas vezes, assim como a maioria dos transtornos intelectuais, esta não é levada a sério.
Pode-se perceber, então, que a maioria das pessoas ao menos sabem que sofrem com alguma doença ou transtorno intelectual. Em 2016, após o lançamento da série “13 reasons why” lançada pela Netflix, que teve grande repercussão no Brasil, a procura por atendimento no (CVV) Centro de Valorização da Vida, subiu cerca de 400%. Mostrando como a falta de debate sobre o assunto deixam as pessoas inconscientes e receosas sobre procurarem ajuda.
Sendo assim, é evidente que é a falta de informação é o principal fator dos motivos para haver tantos suicídios. O governo precisa disponibilizar essa informação, pode ser por meio de palestras ou pela mídia, fazendo propagandas ou até mesmo filmes e séries para chamar a atenção dos jovens, e para a conscientização dos pais, que muitas vezes não dão a devida atenção aos filhos e não acreditam que problemas mentais seja um problema real.
Essa redação foi feita por mim no cursinho online do descomplica, a minha nota foi 920