Qual foi o legado deixado pelos sofistas ?
Respostas
Vamos começar pelos Sofistas. Eram chamados assim as pessoas que tinham grande conhecimento nas areas da fisica, geometria, matemática, medicina, astronomia, enfim. Resumindo, eram os professores da época, e cobravam muito caro por seus ensinamentos. Eles surgiram por volta dos seculos IV e V a.C. eles não se preocupavam com a ética e a moral ou até mesmo com a verdade, ou seja, eles eram copia e cola, e só repassavam conhecimento sem se preocupar se aquilos que eles falavam era verdade ou não, os politicos da época gostavam disso, pq eles eram mestre da oratória, ou seja, eles sabia falar, se expressar e assim convencer as pessoas a pensarem do jeito deles, porém eles só se preocupavam apenas com o dinheiro, isso era o que importava pra eles, eles só transmitiam o conhecimento deles para quem pudesse pagar muito caro para isso. Porém, nesse mesmo período surgiu um grande filósofo o qual eu admiro muito chamado Sócrates que foi de contra a essas pessoas que só transmitiam inverdades, ou seja, pregavam o que nem sabia se era verdade e ainda cobravam absurdo com isso, assim Sócrates estudou e transmitiu seu conhecimento de graça, sempre alegando não saber de nada mesmo sendo um grande sábio, uma frase bastante conhecida dele é: "só sei que nada sei".
E agora partimos pra parte do legado, pelo que intendo de legado é algo deixado independente de ser bom ou ruim.
Por isso é complicado falar que tipo de legado os Sofitas deixaram para os dias atuais, bom, talvez tenha sido o metodo que eles utilizavam sistematicamente para transmitirem uma serie de conhecimentos, pois eles dominavam técnicas avançadas de discursos e atraiam muitos aprendizes, pois para eles não interessavam se o que estava falando era verdadeiro. Acho que muitos oradores, apresentadores, lideres religiosos, enfim devem usar essa tecnica tbm. Bom, além disso n vejo outro legado que possa ter sido deixado por eles.
Espero ter ajudado e boa sorte!
Resposta:
Legado é o que foi deixado de bom para gerações futuras, até mesmo que o de ruim também se torna bom por ser uma advertência do que não se deve fazer; então o legado foi a sistemática da aprendizagem com perguntas e respostas; a dúvida sobre o objeto gera a pergunta, a busca das informações sobre o objeto da dúvida gera as respostas, a reunião dos pares da informação que apoiam uma á outra, reforça uma ou outra ideação (pensamento/ conceito/ teoria) sobre o objeto de estudo; a formulação do pensamento individual sobre o objeto e abertura para novas idéias contrarias projetadas por outros faz parte do processo final. Esse é o método socrático e o legado para novas gerações.
Explicação:
A estimulação da inquietação, de sempre se saber mais; a curiosidade, é natural do ser humano, mas depende de estímulos para ser despertar. Sócrates ensinava como um professor para um aluno com perguntas e respostas, não discurso completo, um interlocutor só expunha as idéias aí o outro interlocutor juntava com suas ideias e formava seu julgamento, assim se formava a aprendizagem. Ainda é a forma base da educação nos dias de hoje. .