Segundo a análise Marxista, a escola transmite a ideologia da sociedade em que está, portanto, a escola seria elemento de reprodução dos interesses da classe dominante para ajudá-la a manter seu poder e domínio sobre a classe trabalhadora. Diante disso, é correto afirmar que: Escolha uma: a. Para Marx, a educação tem objetivos: preparar a consciência do indivíduo para perceber a visão de mundo da classe dominante (ideologia) e lutar contra ela. b. Apesar de a sociedade ser dividida por classes sociais em conflito, a educação formal tende a buscar minimizar essa contradição, de acordo com o pensamento marxista. c. A classe dominante é educada para dirigir a sociedade, os indivíduos da classe trabalhadora são disciplinados e adestrados para o trabalho, para aceitarem a sociedade capitalista como ela se apresenta, sendo submissos. d. A ideologia difundida pela escola, segundo Marx, leva a classe trabalhadora a compreender a educação como instrumento de ascensão social.
Respostas
Olá! Espero ajudar!
Karl Marx em sua crítica ao Capitalismo concebeu os conceitos de infraestrutura e superestrutura.
A infraestrutura seria determinada pelas relações econômicas, ou seja, pelo modo de produção de uma sociedade. No caso da sociedade capitalista esse modo de produção estaria baseado na divisão do trabalho e da divisão em duas classes, a classe que possui a força de trabalho e a classe que é dona dos meios produtivos. A infraestrutura (as relações econômicas), segundo Marx, determinaria as relações políticas, jurídicas e sociais dentro da sociedade
Na superestrutura seriam estabelecidos os conflitos decorrentes desse antagonismo de classes. A superestrutura funcionaria sempre buscando perpetuar as relações determinadas pelo modo de produzir. A educação faria parte da superestrutura, segundo Marx, então ela seria mais um instrumento de perpetuação da dominação de uma classe sobre a outra.
Resposta correta - Letra c. A classe dominante é educada para dirigir a sociedade, os indivíduos da classe trabalhadora são disciplinados e adestrados para o trabalho, para aceitarem a sociedade capitalista como ela se apresenta, sendo submissos.