Respostas
Durante o tempo que premaneceram no Brasil (na região Nordeste), os holandeses adquiriram a prática do cultivo da cana. Quando foram expulsos do Brasil, passaram a cultivar a cana nas Antilhas.
Antes, o açúcar brasileiro tinha total domínio sobre o comércio açucareiro. Com a produção de açúcar nas Antilhas, o Brasil passou a ter concorrência, o que reduziu os lucros do Brasil em até 50%, resultandoo no declínio por você referido.
Durante as primeiras décadas do período colonial, os portugueses decidiram viabilizar a exploração do espaço colonial com o desenvolvimento da exploração açucareira. A escolha por esse produto se deu, inicialmente, em função da possibilidade de comercialização com o amplo mercado consumidor europeu e as condições climáticas que favoreciam seu plantio no Brasil. Além disso, o domínio português sobre algumas eficientes técnicas de plantio também influíram nesta mesma decisão.
Contudo, apesar de tantas vantagens apresentadas pelo desenvolvimento dessa atividade, a produção açucareira exigia uma complexa infraestrutura que envolvia o uso de grandes propriedades, a farta disponibilidade de mão de obra, manutenção de pastos para animais de tração, extração de madeira e a construção de instalações