Respostas
Para a tundra temos como possíveis fatores representantes de riscos: o degelo do permafrost (tipo de solo composto por terra, gelo e rochas), a poluição de algumas áreas costeiras e a contaminação delas por produtos químicos (normalmente ocasionados por vazamentos de navios).
Já para a taiga, podemos citar: o desmatamento para produção de madeira e papel, sendo que boa parte foi desmatada por conta da ocupação humana, chuvas ácidas e vazamentos de oleodutos (o que pode ocorrer na Rússia, por exemplo).
Resposta:
A tundra, por localizar-se em regiões de escassa ocupação humana e por ter caráter cíclico (desaparece durante o inverno e retorna no verão), sofre pequeno risco de degradação. Eventualmente, podem ocorrer os seguintes problemas ambientais: poluição em áreas próximas à exploração de petróleo e gás natural (como no Alasca e na Sibéria, por exemplo); contaminação radioativa, como a que foi provocada pelo acidente de Chernobyl (Rússia); chuvas ácidas provocadas pela poluição atmosférica trazida pelos ventos. Já a taiga, por ser uma floresta, é afetada pelo desmatamento, para a extração da madeira; e também pela degradação por chuvas ácidas, quando localizadas em áreas próximas a grandes regiões industriais (como Rússia, Países Nórdicos e Canadá).