)
Até o início do século XX, dois foram os pensadores que influenciaram o desenvolvimento da Geografia como ciência no Brasil: Paul Vidal de La Blache e Friederich Ratzel. Ambos europeus, porém, representantes de correntes de pensamento opostas. La Blache e Ratzel representavam, respectivamente:
I.) O Determinismo Geográfico e o Possíbilismo.
II.) O Possibilismo e o Determinismo Geográfico.
III.) O Possibilismo e a Geografia Crítica.
Sobre os precursores da Geografia como ciência no Brasil, está (ão) correta (s):
Alternativas:
a)
Todas.
b)
Somente II.
c)
Somente I.
d)
I e II, apenas.
e)
Somente III.
2)
A inauguração da USP – Universidade Estadual de São Paulo, em 1934, marca a institucionalização da Geografia como componente curricular no país. Mesmo que sob forte influência de pensadores europeus, o Brasil começa a formar a sua primeira leva de licenciados para o trabalho nas escolas brasileiras. Havia sim profissionais anteriores, que já trabalhavam como professores de Geografia, porém não ainda formalmente habilitados para esse fim. Nesse momento histórico, no Brasil, o ensino da Geografia apresentava algumas características específicas. Sobre esse assunto, leia as assertivas que seguem e marque "V" para as assertivas verdadeiras e "F" para as falsas:
(____) Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, havia a máxima de não se contestar o governo ao mesmo tempo em que se buscava dados que mostrassem a diminuição do analfabetismo.
(____) A época é de influência marcante do "Positivismo", doutrina que pregava a descrição ordenada das paisagens, dos lugares e dos territórios, sem questionamento de suas características.
(____) A noção de Geografia ainda era de que tal ciência era muito mais associada às Ciências Naturais, e por isso, deveria priorizar as descrições em detrimento do raciocínio questionador.
Depois de marcar verdadeiro ou falso nas assertivas, assinale a alternativa que apresenta a sequência corretamente:
Alternativas:
a)
V - V - F.
b)
F - F - V.
c)
V - F - F.
d)
V - V - V.
e)
F - F - F.
3)
Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão que exerceu grande influência no processo de constituição da Geografia como ciência e componente curricular na Europa. Kant atribuía à experiência um papel fundamental no processo de reconstrução dos conhecimentos, que já estavam constituídos mediante a razão. Assim, a Geografia (como todas as outras áreas de conhecimento) deveriam ter seu aprendizado associado às experiências, às emoções, às sensações e assim por diante. A base teórica de Kant foi grande influenciadora de um grande explorador, que, em suas viagens pelo mundo, construiu relatos extremamente detalhados da Geografia Física desses locais, sendo que, mais tarde, influenciador do paradigma da Geografia como ciência que deveria se incumbir da descrição das paisagens e dos ambientes.
O explorador influenciado pela obra de Immanuel Kant foi:
Alternativas:
a)
Alexander Der Ritter.
b)
Yosef von Hister
c)
Alexander von Humboldt.
d)
Estrabão.
e)
Karl Ritter.
4)
Ensinar Geografia no Brasil, durante muitos anos, se resumia a processos de memorização e de descrição, fundamentados em materiais importados da Europa, totalmente descontextualizado da realidade brasileira e da realidade dos alunos. Atualmente, o ensino da Geografia, como o de qualquer outra componente curricular, deve estar legalmente embasado. Tal embasamento pode ser obtido através dos documentos elaborados e publicados pelo MEC – Ministério da Educação.
Atualmente, o ensino da Geografia está fundamentado e embasado nos seguintes documentos, produzidos pelo MEC:
Alternativas:
a)
Lei 10.793/03: Lei que regulamenta a obrigatoriedade do Ensino de Educação Física e Lei 9.394/96- LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
b)
Lei 7.853/89: Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e Lei 4.024/61: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
c)
Lei 9.394/96- LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Lei 12.305/10- Política Nacional de Resíduos Sólidos.
d)
Lei 9.394/96 - LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apenas.
e)
Lei 4.024/61: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apenas.
Respostas
respondido por:
0
1 - B 2 - B3- E4 - D
respondido por:
2
Resposta:Adg1 - Metodologia do Ensino de Geografia
1 C
2 B
3 D
4 C
Explicação: correção feita
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás