Com o desenvolvimento do conceito de Planejamento Estratégico em Saúde, no final dos anos 70 e mais fortemente na década de 80, surgiu o enfoque situacional, a partir das contribuições de um economista chileno chamado Carlos Matus, que desenvolveu reflexões abrangentes sobre política, planejamento e governo. Ele, ao propor o Planejamento Estratégico Situacional, defende a ideia de planejamento formulado em quatro momentos, considerando o conceito de momento como circunstância de uma continuidade. A respeito do enfoque situacional e seus momentos, considere as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Respostas
Olá.
Você esqueceu de colocar as alternativas. Portanto, vamos abordar sobre os quatro momentos, e em seguida, você marca a correta no caderno de respostas.
Os quatro momentos definidos por Carlos Matus são:
Momento Normativo: Como deve ser feito. Trata-se do desenho de como será realizado. Nesse momento os objetivos são realizados a partir dos problemas.
Momento Explicativo: É nesse momento que se identifica e também se faz a seleção, a descrição e a explicação dos problemas, mostrando as suas causas (também chamado de nós críticos).
Momento Estratégico: Nessa parte são definidas as operações e as ações que serão realizadas a fim de que se chegue aos objetivos propostos.
Momento Tático-Operacional: Trata-se da execução do plano.
Espero ter ajudado!