Donos de piscina sabem que a profundidade aparente de uma piscina é sempre menor do que a real, e que é importante identificar com clareza qual é a parte mais profunda para que pessoas que não sabem nadar não mergulhem em águas cuja profundidade seja maior do que sua altura. Se um freqüentador da piscina olha diretamente para a água na parte em que a profundidade real é igual a 2,0 m, qual é a profundidade aparente vista por essa pessoa?
Respostas
Oi!
Isso de se olhar para o fundo de uma piscina com água e ter a "sensação" de que ela é mais rasa do que realmente é pode ser explicado considerando a refração dos raios luminosos que surgem do fundo da piscina e atingem os olhos do observador. Em óptica isso é explicado pelo dioptro plano, que é um conjunto de dois meios homogêneos e transparentes (no caso, ar e água), que são separados por uma superfície plana (no caso, a superfície livre e horizontal da água).
Para se chegar à profundidade real, deve-se usar a a equação do dioptro-plano, mas serão necessárias informações como a distância do observador da superfície , o índice de refração absoluto do meio de incidência da luz e o índice de refração absoluto do meio de emergência da luz (onde está o observador).
Bons estudos!