Leia a reportagem a seguir, publicada na edição nº 428 da revista Saúde é Vital. O elo entre zika vírus e microcefalia Um dos dramas mais recentes na saúde brasileira foi o aparecimento do zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegyi, o mesmo vetor da dengue. No Nordeste do país, o ataque do vírus se fez sentir de uma maneira ainda mais trágica: ao infectar gestantes, o vírus induzia a malformação do sistema nervoso do feto, provocando a chamada microcefalia. Figura central no estabelecimento dessa associação foi a epidemiologista Celina Turchi, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela capitaneou o estudo de caso, inédito no planeta, que confirmou as suspeitas de que o zika, e não outros fatores, era responsável por alterações fisiológicas e estruturais no sistema nervoso dos bebês em desenvolvimento. Estava batido o martelo: o vírus era o causador dos casos de microcefalia. Disponível em . Acesso em 08 mai. 2018. Com base na leitura, analise as afi
Respostas
I. A pesquisa da Fiocruz foi realizada com 32 crianças com microcefalia e 64 crianças sem microcefalia, ou seja, 50% das crianças estudadas eram portadoras da doença.
II. De acordo com os estudos liderados por Celina Turchi, o vírus zika, disseminado principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, é o causador dos casos de microcefalia, e essa doença é da mesma família da dengue e da febre amarela.
III. Pela reportagem, estima-se que mais de 20% dos casos de infecção por zika no mundo ocorreram no Brasil.
É correto o que se afirma apenas em
A. I e III.
B. II.
C. III.
D. II e III.
E. I, II e III.
olá!
no caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é a letra b, qual seja: B. II.
isso porque o texto da questão trata acerca do aumento do número dos casos de microcefalia no brasil, tendo em vista justamente o aparecimento do vírus da zika e a constatação de que a incidência no número de casos de zika em mulheres grávidas estava relacionado ao aumento do número de bebês nascidos com microcefalia.
nesse aspecto as pesquisa já avançaram no que diz respeito a prevenção e consequentemente ao aumento no número de casos.
espero ter ajudado!
Resposta:
III Pela reportagem, estima-se que mais de 20% dos casos de infecção por zika no mundo ocorreram no Brasil.
Explicação: