Nos primeiros séculos da Era Cristã, as religiões monoteístas se espalharam rapidamente em diversas regiões da África, substituindo e modificando as crenças politeísta que existiam até então. A partir dos seus conhecimentos, compare e diferencie as crenças politeísta africanas com as principais crenças das religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo.
Respostas
No politeísmo ou os cultos idólatras, há tolerância sobre qualquer ideia, seja ela inútil ou bárbara, advinda de outros sistemas religiosos. A tolerância dos politeístas é tão sociável que por mais impiedosa e antipática que seja uma religião qualquer, será pouco provável que os idólatras a rejeitem ou tenham aversão.
Em contradição às religiões politeístas, o monoteísmo não aceita e nem respeita outras divindades, considerando-lhes como algo inútil, irrazoável e desumano, sem nenhuma possibilidade para fornecer aos homens os melhores exemplos de um deus visto como infinitamente superior a tudo. Quando se há um único Deus, então, só se admite um único objeto de devoção, assim, torna-se algo absurdo e incompreensível a adoração de outro Deus. Um exemplo disso é a Arábia Saudita, pois, este país não só possui como religião oficial o maometismo, como também o alcorão como a base de suas leis. Não é para tanto que se olharmos a frase que contempla sua bandeira, percebemos a impossibilidade de não só aceitar outros Deuses, pois, nela diz: "Não há deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro".