• Matéria: Psicologia
  • Autor: celiamendespp18131
  • Perguntado 7 anos atrás

“Maria Luiza Marcílio (1998) descreve que o início da proteção à criança abandonada no Brasil surgiu no período colonial. A responsabilidade por esses cuidados era das Câmaras Municipais, que por meio de convênios, delegavam serviços especiais de proteção à criança a outras instituições, sobretudo às Santas Casas de Misericórdia. Não diferentemente da situação indígena, os filhos de escravos negros também engrossavam a população de crianças órfãs e abandonadas, principalmente após a Lei do entre Livre. A escravidão no Brasil teve três grandes marcos: a Lei do Ventre Livre, a do Sexagenário e a da Abolição. A lei do Ventre Livre determinou que crianças, filhas de escravos, tornar-se-iam pessoas livres após a maioridade, no entanto, permaneceriam sob a guarda dos senhores de engenho até completarem dezoito anos. Neste período, comumente, esses filhos de escravos eram abandonados e acabavam acolhidos em instituições de caridade. Após a Abolição da escravatura, a miséria e a pobreza alimentaram este grupo de crianças institucionalizadas.”

Fonte: ALMEIDA, T. L. Hupomnêmata: registro de histórias de vida de adolescentes em acolhimento institucional como escrita de si. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Campinas, 2011.

Analise as seguintes sentenças:

I - No Brasil, as primeiras creches, asilos e orfanatos foram criados com caráter assistencialista.

II - O objetivo de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas.

III – As câmaras municipais se encarregavam pela profissionalização nessa área.

IV – Desde o início, as instituições eram utilizadas por todos os tipos de famílias, por se tratar de um recurso que auxiliava as mulheres que trabalhavam fora de casa.

É correto o que se afirma em:


a.
II e IV.


b.
I e II.


c.
I, III e IV.


d.
I, II e III.


e.
II, III e IV.

Respostas

respondido por: makmorales
18

Olá,

I. Verdadeiro. Ao longo da história do Brasil, as primeiras creches, orfanatos e asilos possuíam o caráter assistencialista, isto é, atender uma parcela da sociedade que possuía condições precárias.

II. Verdadeiro. Essas instituições tinham como objetivo atender àquelas mulheres que precisavam trabalhar e, portanto, precisavam deixar seus filhos e/ou parentes nessas instituições.

III. Falso. Não há menção do papel das câmaras municipais na fonte de estudo abordada (EDUCAÇÃO INFANTIL: A INVERSÃO DA DICOTOMIA ENTRE O ENSINO PÚBLICO E O  PRIVADO ).

IV. Falso. Essas instituições não eram voltadas para todas as mulheres da sociedade; os orfanatos, por exemplo, eram usados principalmente por mães solteiras da corte.

Letra B.

Abraços!

Perguntas similares